O intestino é nosso segundo cérebro! Desempenha funções hormonais, motoras, nervosas e é parte essencial do sistema imunológico. Isso significa que o intestino não é apenas um órgão para absorver nutrientes.
Sabe aqueles sintomas de estufamento, gases, diarreia, constipação, refluxo, fadiga e até mesmo falta de libido? São causados por um desequilíbrio da flora intestinal , que ocorre quando há aumento de bactérias ‘ruins’ no nosso intestino.
A mucosa intestinal, além de absorver nutrientes, tem vilosidades que servem de proteção contra bactérias ‘ruins’. As bactérias probióticas (do bem) colonizam a microbiota intestinal, sendo que 70% das células do nosso sistema imunológico vivem no intestino.
Existe uma comunicação permanente entre intestino e cérebro. Basta perceber que em situações de estresse e ansiedade, as pessoas sofrem alterações intestinais.
Outro exemplo: 90% da serotonina (hormônio do bem estar) é produzida no intestino. Uma saúde intestinal implica na restauração da flora intestinal, ou seja, no equilíbrio entre bactérias boas e ruins. Nós temos até 3 vezes mais bactérias no intestino do que células totais no corpo (há quem diga que a proporção é 9 para 10, ou seja, 90% bactérias, 10% células do corpo).
Alguns alimentos ajudam no bem-estar, combatem o estresse e a ansiedade, além de equilibrar a flora intestinal.
São eles: castanha do Pará (contém selênio e zinco com propriedades antioxidantes e melhora o humor); fibras (aveia, por exemplo); biomassa de banana verde; talo do alface (atua como calmante natural); espinafre e brócolis (contém magnésio, potássio, vitaminas A e C e complexo B); peixes e frutos do mar (tem zinco e selênio); cacau; laranja (relaxante muscular, anti-stress e rica em vitamina C).
Dica: estes alimentos auxiliam na produção serotonina, o hormônio do bem-estar.
Serotonina é precursora da melatonina (hormônio do sono). O que você come também tem relação com o seu sono.