O óleo de coco é uma gordura composta, em grande parte, por ácidos graxos de cadeia média (TCM) e é transportada diretamente do intestino para o fígado, onde se transforma em energia.
Outra característica benéfica do óleo de coco é que ele não requer insulina durante seu metabolismo, além de auxiliar a absorção de outros nutrientes, como vitaminas e minerais.
É rico em ácido láurico, um tipo de gordura saturada que constitui 47% dos seus índices de ácidos graxos. O óleo de coco é antivirótico, antibacteriano e antifúngico, não gerando resistência bacteriana nem efeito colateral.
Aliado a isso, o óleo de coco é reconhecidamente um potente anti-inflamatório e é capaz de reduzir o colesterol LDL (ruim) e aumentar o colesterol HDL (bom), conforme ficou comprovado na maioria dos inúmeros estudos onde o perfil lipídico foi avaliado.
Age também como antioxidante devido à sua alta concentração de vitamina E e ácido gálico.
Dica: substitua óleos vegetais (canola, soja, milho, girassol) por óleo de coco nas preparações!
O coco é uma fruta muito versátil: dele se faz suco, açúcar, óleo, e claro, ainda dá para comer a própria fruta! Lembre-se: tudo em excesso não é bom! Na consulta nutricional, nós conseguimos calcular e avaliar a sua quantidade necessária diária de óleo de coco.