Porque o Magnésio é tão importante!

Compartilhar este artigo

O magnésio é um mineral de extrema importância, representando um papel fundamental em várias reações bioquímicas em nosso organismo. Dentre estas, podemos destacar a síntese proteica, a regulação das contrações musculares e transmissão de impulsos nervosos. Além disso, ajuda a regular o sistema imune e é um aliado contra o estresse.

O magnésio age como um ‘rivotril’ natural, diminuindo a ansiedade. Este nutriente faz parte da formação de neurotransmissores como a serotonina, noradrenalina e dopamina. protegendo contra imunodepressão. Ou seja, age contra estresse, diminui ansiedade e tem ação benéfica contra depressão.  Além disso, o magnésio modula e reduz a produção do cortisol (hormônio do estresse).

Outra função importantíssima do magnésio é sua interação com o cálcio! O cálcio e o magnésio são minerais quimicamente semelhantes. Contudo, são usados pelo corpo de maneiras diferentes. Vou explicar aqui a relação entre estes dois minerais. O cálcio é um importante neurotransmissor. O mineral age como mensageiro de receptores celulares, é necessário para contração muscular e estabiliza a frequência cardíaca e a pressão arterial.

Porém, o cálcio em excesso não traz benefícios à saúde; pelo contrário, pode ser prejudicial. O excesso leva à produção de radicais livres, favorece tensões musculares e câimbras, além de levar à contração excessiva da musculatura dos vasos sanguíneos, aumentando a pressão. O magnésio nessa história toda atua controlando o metabolismo do cálcio, agindo como um GPS: ele manda o cálcio para os ossos e dentes e não para os tecidos moles, como cérebro, artérias e coração. Assim, o magnésio diminui fadiga e a tensão muscular e baixa pressão arterial!!!

Em resumo, o magnésio é muito mais que um mineral! Procure um profissional da saúde para mais informações e para receitar quantidades ideais do nutriente para você!

Inscreva-se e fique por dentro dos novos artigos

Get updates and learn from the best

Veja mais artigos